Wednesday, January 22, 2014

Constipação na gravidez

Não posso deixar de escrever sobre o meu último mês de gestação. Gripe ou constipada... não sei muito bem, só sei que foi um mês terrível... só nesse aspeto... porque de resto, a minha gravidez está a ser perfeita!
Sintomas:
- Inicialmente... tosse seca, muita! Tanta que chegava a ter vontade de vomitar, de não conseguir parar de tossir (noites e dias inteiros), de sentir tanta dor nos pulmões e no ventre, de só pensar que podia estar a fazer mal à princesa.
 
- Urgências e de lá vim com recomendações: muita água, leite com mel (enchi-me de leite e de mel), vapores e que deveria lá voltar caso surgisse algum tipo de expetoração ou a coisa não melhorasse... não melhorou, mas também não voltei lá. Liguei para o meu médico obstetra.
 
- À distância o meu médico receitou Codipront comprimidos e Bissolvon (mas decidi, por minha conta e medida não tomar este, porque serve para fluidificar as secreções e eu não as tinha na altura) com a garantia de não fazer qualquer mal ao bebé. Reticente... tomei dois dias... aliviou muito... a tosse abrandava momentaneamente, mas depois, quando terminei de tomar... agravou-se.
 
- Muita expetoração. Muita mesmo. Agarrada ao peito! Entupindo o nariz de tal forma que era impossível entar algum tipo de água do mar, gotas, soro, vapores... nada!!!
 
- Quase um mês depois deste cenário... digno de meter medo... tive mesmo de regressar às urgências. Praticamente não conseguia respirar. Tinha a garganta inflamada por causa da respiração forçada por esse canal, boca completamente seca, dores lombares de tanta tosse, farta de expelir (mkjbhcgjcgckhgfdzcnv****)  coisas que nem sabia que o organismo seria capaz de produzi, dores abdominais... e cansada, muito cansada... por não dormir há quase um mês, por nunca me poder deitar (agravava o estado), por ter horários a cumprir...
 
- De lá vim medicada com antibiótico (amoxicilina) graças à infeção. Bissolvon para fluidificar as secreções. Vibrocil para ajudar a respirar. E Vicks para fazer vapores. Ufa. Depois disto tudo, só esta noite é que dormi (sem gotas, sem bissolvon e sem vapores) mais do que 3 horas, porque mesmo depois de fazer tudo o que me tinham receitado... era forçada a levantar-me de hora a hora (inicialmente), depois de duas em duas e depois de três em três (efeito das gotas para desentupir as narinas). Bolas... nunca pensei que uma simples constipação nos fizesse passar tão mal!!
 
Por isso o meu conselho cá vai... cuidem-se... muita vitamina C, muito exercício, muita água! E boa sorte.
 
 

No comments:

Post a Comment